terça-feira, 17 de agosto de 2010

Projeto Escolar

bjetivos

1. Incentivar o hábito de ler e o gosto pela leitura.


2. Propiciar a troca e o compartilhamento de idéias, opiniões e conhecimentos.
DescriçãoTroca de informações sobre livros de literatura e organização de um banco de dados com


sugestões de leitura. Site BaseLeitura & EscritaDoce de Letra


Atividades - Livros no Celeiro


atividades
Introdução - Apresentar o tema às crianças a fim de verificar o interesse.
1. Sensibilização do grupo para o projeto, relembrando as leituras feitas e lendo trechos de livros já conhecidos pelos alunos.

  • 2.Dentro das "memórias bibliográficas": listagem dos livros lidos por cada aluno - através de visitas à biblioteca, consulta aos pais, colegas e professores. O ideal para esta atividade é estipular um número, mínimo e máximo de títulos, entre 10 e 30, para que o trabalho não se perca.


  • 3. Organização das "Memórias" por faixa etária: livros lidos quando estavam na Classe de Alfabetização, na 1ª série, na 2ª etc.

  • 4.Organização da turma em grupos de trabalho, para fazer um levantamento dos nomes dos autores e editoras de cada título e uma resenha de cada um. A resenha deve conter título, nome do autor e editora e um pequeno resumo da história, com indicação de faixa etária aproximada. Pode-se organizar as informações em fichas que fiquem à disposição, para consulta, numa caixinha ou nos próprios livros.

  • 5. Troca de informações com a escola parceira, enviando as resenhas, e registro dos livros mais lidos e de títulos desconhecidos. É interessante que os alunos possam trocar mensagens individualmente comentando os livros e/ou autores, de acordo com seu interesse. Estes comentários também podem ser registrados nas fichas de cada livro.


  • 6. Organização de uma "Ciranda de Livros", em que cada aluno deve levar para a escola alguns títulos de seu acervo pessoal, que ficarão disponíveis para empréstimo.



  • 7. Elaboração de um mural de sugestões, com as resenhas organizadas por autor ou faixa etária ou mesmo por seções - os mais lidos, histórias clássicas, poesia, as mais belas ilustrações etc.


  • 8. Envio de resenhas para o "Livros no Celeiro", que funcionará como um banco de dados.
  • 9. Avaliação do projeto, através de tabelas de empréstimos da biblioteca, registros em sala de aula e observações de pais, alunos e professores (ao longo do projeto e no decorrer do ano).
Atividades Complementares


1. Visita a bibliotecas públicas

2. Entrevistas com autores

3. Campanha de doação de livros

4. Organização de grupos de contadores de histórias


Dicas para os Professores


Aproveite o projeto para que seus alunos leiam, leiam muito: em grupos, sozinhos, com os pais, para outras turmas… Estimule sua curiosidade lendo pequenos trechos a cada dia, indicando temas de acordo com os interesses e outros títulos de um autor que tenha feito sucesso entre eles. A elaboração das resenhas é um excelente trabalho de redação e deve ser orientado de perto pelo professor, chamando a atenção para a necessidade de clareza das informações - é um texto informativo, para alguém que, teoricamente, não conhece a obra, mas, ao mesmo tempo, deve ser capaz de despertar no outro o desejo de conhecê-la. A revisão pode ser feita pelos alunos em grupos. Aproveite para trabalhar a matemática através de tabelas e gráficos de empréstimos de livros e leituras.



Cronograma - Livros no Celeiro


  • 1. Primeira semana Introdução e atividade
  • 1 2. Segunda semana Atividade
  • 23. Terceira semana Atividade
  • 34. Quarta e quinta semanas Atividade
  • 45. Sexta semana Atividade
  • 56. Sétima e oitava semanas Atividade
  • 67. Nona semana Atividades 7 e 8
    fonte:http://www.edukbr.com.br

----------------------------------------------------------------------------


Algumas sugestões para estimular a leitura



  • 1. O cantinho da leitura, que é extremamente importante nas classes educação infantil e ensino fundamental.

  • 2. A construção de uma biblioteca ou mini-biblioteca pelos alunos, que pode dinamizar bastante o trabalho, uma vez que eles serão sujeitos ativos neste empreendimento, e seria interessante que juntos, alunos e professores, trabalhassem no processo de catalogação, arrumação dos livros.É importante ter diversos tipos de textos (jornalísticos, crônicas, científicos, bulas, publicitários, parlendas, adivinhas, cantigas, trava-línguas etc), assim como diferentes fontes (livros, revistas, jornais, periódicos, gibis etc). Uma sugestão bastante interessante é que os livros fiquem ao alcance das crianças, assim elas poderão interagir melhor com eles.
  • 3. Sugerir que os alunos falem sobre o livro que leram ou escrevam a respeito dele são boas atividades, mesmo os alunos da educação infantil podem fazer isto, por meio de recontagem, leitura plástica (desenhar, pintar, esculpir), pseudo-leituras, entre tantas outras.

  • 4. Colocar em prática projetos como: pequeno escritor, onde os alunos podem construir seu próprio livro com suas próprias produções, organizar uma tarde de autógrafos ou receber a visita de um autor de uma obra trabalhada em sala de aula.
  • 5. Produzir um jornal mural ou jornal impresso da própria escola, que é uma excelente orientação didática de socializar as produções na linguagem escrita.
    Fonte: Construir Notícias e
    http://educandocomamor10.blogspot.com



Mais um projeto:
Projeto de Leitura
Projeto Permanente de Literatura Infanto-juvenil


Trabalhando a leitura permanentemente na sala de aula
O objetivo principal desse projeto,é o de fomentar o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade. O incentivo do adulto deve ser fundamental nesse processo, sendo o mediador entre a criança e o livro.

Trabalhar com Literatura na escola é promover a aprendizagem que sirva para a constituição de sujeitos que simplesmente não pertençam a uma sociedade, porém a questiona e a transforma.

O professor precisa ler para que seus alunos possam ser envolvidos pelo texto, servindo de referencial para a turma. Ao trabalhar projetos que privilegiem a Literatura na escola, estamos promovendo a emancipação do saber, rompendo a idéia que deu origem aos trabalhos com fichamentos, a interpretação com perguntas e respostas, que tanto foi usado pelo educador como forma de avaliar o rendimento do aluno quanto a leitura.
Os debates, a leitura crítica e comparativa de jornais, dramatizações, visitas a biblioteca, conversas com o autor do livro, são atividades para trabalhar o livro em sala, desenvolvendo no aluno a capacidade de pensar e crescer. Assim devemos evitar a avaliação do rendimento da leitura por meio da literatura, pois será inútil enquanto não tivermos alunos que encontrem o prazer no ato de ler.


Os livros não podem servir de pretexto para serem, simplesmente, instrumentos de avaliação.
E para que seja descoberto este prazer, usaremos a obra de variados autores, que hoje são referência nacional e interacional.




Para tanto, seguiremos algumas diretrizes de ações educativas:
Sugestões de atividades:

• Leitura compartilhada com os alunos de obras referentes aos projetos em execução;
• Solicitar que as crianças dêem um novo final ou início à história lida;
• Conhecer vida e obra do autor;


• Fazer textos coletivos com a descrição dos personagens, considerando características físicas e psicológicas;

• Fazer estudos individuais e coletivos dos dados contidos nos livros;

• Fazer sessões de explanação dos conteúdos evidenciados na obra;

• Fazer releituras conjugando a linguagem (com recitais, sínteses) e a arte (com pinturas e esculturas) como forma de tornar mais concreta a aprendizagem.
Fonte:http://www.lapisdecornatal.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário